SOBRE A FCDL/CE

 

Foto FCDLA Federação dos Clubes de Diretores Lojistas do Ceará foi fundada em 05 de dezembro de 1972 em reunião realizada no Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza onde estavam presentes empresários abnegados pelo ideal lojista: Clóvis Rolim, Gustavo Silva, Gervásio Pegado, Inácio Gomes Parente Filho, Valdemir Correia, Darcy Costa, Expedito Leite e Newton Pedroza, tendo como primeiro presidente Gustavo Silva. A data de fundação da FCDL/CE tornou-se o marco divisor do movimento lojista cearense para expansão cedelista no interior do Estado do Ceará.

Os anos 80 foi marcante para esta Federação. Em 1983 realiza a 24ª Convenção Nacional, a 3ª no Ceará, marcada pelo grande número de participantes e realizada no Centro de Convenções Edson Queiroz. Em 1985 é instituído o Troféu Clóvis Rolim, homenagem a um dos grandes líderes do movimento lojista cearense e um dos fundadores da Federação. O Troféu homenageia anualmente líderes empresariais e personalidades públicas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade lojista cearense. O ano de 1986 marca o início do maior encontro do varejo estadual. É realizada em Fortaleza a 1ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, evento que já reuniu em 25 edições mais de  32 mil empresários lojistas do Ceará.

Na década de 90 a Federação consolida de vez sua expansão pelo interior do Ceará. O trabalho desenvolvido pela entidade, através da Diretoria Distrital, funda 33% das CDLs do Estado. Essa representação consolida a atuação e força da Federação, oportunizando a aquisição de um prédio onde hoje funciona a sede da Federação, contendo auditório, salas multiuso, sala de diretoria e de atendimento as CDLs que utilizam para reuniões, encontros e solenidades. Na área de qualificação profissional a inicia um intenso trabalho realizando cursos em todo o Ceará. Contado com a parceria de importantes instituições, implementa um cronograma de treinamento empresarial e funcional nas CDLs, o que oportunizou lojistas e funcionários conhecerem ainda mais o seu negócio.

O novo século reservou importantes conquistas para Federação. Logo em 2002 acontece em Fortaleza uma das maiores Convenções Nacionais da história. Por falta de um auditório que comportasse 5 mil lojistas de todo o Brasil, a abertura da 43ª Convenção Nacional aconteceu em plena Praça do Ferreira um dos ícones de Fortaleza, ao ar livre, formato de auditório e totalmente cercada, com total segurança. Em 2004 é inaugurada a sede própria da FCDLCE na rua 25 de março, no prédio foram preservadas as características do casarão de 1933 que pertenceu a família de Raimundo Freitas Ramos da Farmácia Pasteur. Em 2005 inovou novamente ao realizar a 19ª Convenção Estadual do Ceará em 3 cidades: Juazeiro, Crato e Barbalha e em 2008 montou dois grandes pavilhões de 1.300m² cada em Iguatu para 22ª Convenção Estadual, já que a cidade não dispunha de auditório e espaço para feira. Nos últimos anos a Federação priorizou o treinamento profissional através da parceria com o Governo Federal, qualificando mais de 11 mil pessoas para inserção no mercado de trabalho e ainda publicou duas edições do Guia do Comércio Varejista do Ceará, catálogo completo com mais de 8.500 empresas cearenses, além de realizar juntamente com CDL Fortaleza e CNDL a 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, recebendo em Fortaleza 6 mil empresários de todo o Brasil, sendo mais uma vez considerada a maior Convenção do movimento cedelista.

Atualmente a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará tem como afiliadas 81  CDLs distribuídas em todas as regiões do Estado do Ceará, atendendo com seus benefícios e soluções 107 municípios cearenses. O Presidente Francisco Freitas Cordeiro, tem como estratégia partilhar informações e demandar projetos que visem o desenvolvimento e crescimento do comércio e serviços do Ceará.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

16/01/2018 (OP) Exportações

O impacto da atividade da Companhia Siderúrgica do Pecém (…

16/01/2018 (OP) Abono salarial

Um total de 22,9 milhões de pessoas sacou o Abono Salarial …

16/01/2018 (OP) Adriano Noguei

A partir de fevereiro, os produtos das empresas cearenses Fr…

16/01/2018 (OP) Safra impacta

Com um acréscimo de 182% em relação a 2016, a safra de ce…

16/01/2018 (DN) Mais notícias

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ …